...

F.B.I. (Festival de Bandas Independentes)



O F.B.I. (Festival de Bandas Independentes) tem como objetivo principal o resgate à cultura do rock, à atitude rockeira, ao senso crítico e ao inconformismo presentes nos músicos e nas músicas de outrora, dando oportunidade aos diversos artistas independentes que desenvolvem trabalhos repletos das características citadas mas que não recebem oportunidades de qualidade para mostrá-los. Promover integração entre a cena independente e homenagear as obras e os artistas que nos deixaram este legado e esta referência de vida.

O FBI surgiu em 2007 e foi criado pela produtora independente TDG Produções e Eventos com o objetivo de promover, incentivar e fomentar os trabalhos de bandas independentes do gênero rock da cidade do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos temos acompanhado mudanças culturais significativas no cenário musical brasileiro e carioca. Com a perda de espaço das grandes gravadoras, a popularização de tecnologia de gravação e seu consecutivo barateamento, milhares de artistas conquistaram independência para produzir, compor e divulgar seus próprios trabalhos. Bandas globais, como Foo Fighters e Pearl Jam, e nacionais, como Detonautas e Kid Abelha, seguiram o mesmo caminho.

Porém, ao mesmo tempo que conquistou sua independência, o rock perdeu a atenção das grandes gravadoras, e, consequentemente, seu espaço no mainstream (grandes veículos). Testemunhamos diversos artistas que são lançados na grande mídia que nos apresentam trabalhos bem comportados, com letras repletas de fórmulas, destituídos de originalidade musical e literária. E o próprio rock tem sofrido deste mal.

Nos eventos da TDG e de diversas outras produtoras independentes da cidade são inúmeras as bandas que apresentam um trabalho maduro, poético e bem produzido artistica e musicalmente, mas que não tem a atenção das grandes gravadoras nem dos grandes veículos.

Indo na direção contrária a eventos destituídos de ideologia e valores, o Festival de Bandas Independentes quer suscitar a demanda por música de qualidade, letras construtivas e inteligentes e um rock repleto de atitude e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário